terça-feira, 7 de setembro de 2010

DVD com imagens raras dos Beatles

Um novo DVD (duplo) com material raro dos Beatles será lançado nesta terça-feira, dia 07.

The Complete Ed Sullivan Show, trará na íntegra as quarto apresentações do grupo inglês no famoso programa de TV americano, entre 1964 e 1965.

O material, que contém imagens inéditas, mostra os Beatles em momentos diferentes da carreira, apesar do pouco espaço de tempo ocorrido entre a primeira e a última apresentação.

Na primeira ocasião, em fevereiro de 64, o grupo ainda era pouco conhecido nos EUA, apesar de já ter conquistado toda a Europa. Isto fez com que os músicos ficassem tímidos no palco, parados e até demonstrassem nervosismo. Já o apresentador Ed Sullivan, acostumado com cantores românticos, números de mágica e outras atrações prosaicas, exigiu “silêncio” quando as meninas da platéia esboçaram os primeiros gritos histéricos típicos nos shows do grupo.

Ainda assim, esta apresentação foi assistida por 73 milhões de pessoas, um recorde absoluto de audiência para a época. Nas apresentações seguintes, o grupo foi se sentindo cada vez mais seguro, a medida que conquistavam a América e todo o mundo.

Na última apresentação, em setembro de 65, os Beatles já eram gigantes, com fama mundial, e estavam totalmente à vontade no palco, a ponto de Paul McCartney e Ringo Starr apresentarem números solo. Evidentemente, a esta altura era impossível conter as fãs histéricas que gritavam alucinadamente. Esta histeria foi uma das razões para o grupo deixar de se apresentar ao vivo, no ano seguinte, porque o volume da gritaria os impedia de ouvir o que estavam tocando.


__________________________________________________


É estranho pensarmos que a maior banda de rock da história deixou de se apresentar porque "as fãs gritavam alucinadamente". Claro que se fosse hoje em dia a coisa seria bem diferente. Primeiro, por que a qualidade dos aparelhos de som e dos instrumentos musicais que existem hoje são majestosamente melhores que os existentes na década de 60, então, os Beatles não teriam o menor problema em não ouvir o próprio som devido a histeridade de suas fãs.

Segundo, se fosse uma banda de hoje em dia, nenhuma fã gritaria de forma tão alucinada e descabida, afinal de contas, nenhuma banda de hoje em dia tem a capacidade que os Beatles tiveram, e teriam até hoje, se não tivesse aparecido pelo caminho uma separação (da qual grande parte aponta Yoko como grande responsável) e um estúpido fã chamado Mark David Chapman (o assassino de John).

Mas independente ou não dos Beatles terem ou não continuado juntos, da estupidez de Chapman ou da qualidade (ou melhor, falta de qualidade) das bandas atuais, o que vale é que para os Beatlemaniacos que de hoje em dia, inclusive eu, há mais uma opção para que os Beatles continuem vivos na memória de todos os fãs (normais) e passem para as futuras gerações um pouco do que foram eles, e de um fio de esperança, para que o rock volta aos seus bons tempos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário