terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM 2010 - a saga

Era uma vez uma prova de teste de conhecimentos. Ela ficou famosa logo no começo, dava bolsa aos coleguinhas que não tinham condições de uma particular pagar, e assim, então, a coisa foi crescendo e crescendo. Um dia, um doidão resolveu dizer: Ei, vamos usar essa prova para na faculdade entrar.

Será que pensaram que as provas das faculdades públicas não eram boas o suficiente?

Pois assim fizeram, e a provinha um degrau subiu na sua vidinha.

Ah, doce ilusão daquele probre miserável, filho de chocadeira (pois quem pensou isso não tinha mãe), de que sua idéia era boa. Logo de cara, a provinha pifou. Seu conteúdo roubaram para fazer colinha e então a sua data mudou, a prova se anulou e a galera (com razão) reclamou, mas pelo menos tinha um pouquinho mais de tempo para estudar, e fazer a prova, mas sem colar.

Ai ai, quem dera fosse só essa, a preocupação.

Mas aí tudo passou, a prova mais tarde se realizou, um pessoal pra faculdade entrou, se alegrou e na boa tudo ficou. Todos seguiram suas vidas, felizes a cantar, menos quem não passou, pois triste triste ficou, no cantinho, de beicinho, a choramingar.

Buá, buá, buá. Por que um pouco mais não estudei??? Mas vou me dedicar, tem mais ENEM no ano quem vem, e eu vou passar.

E lá se foi a galerinha, pro cursinho pré vestibular, que agora se chamava pré ENEM e tinha uma nova forma de se estudar.

E lá se foram todos, pois a concorrência é grande. Quem fazia ensino médio se matava de estudar. De manhã, de tarde e de noite, já vi gente nos livros se debruçar, muitas vezes até dormir em cima deles, de babar.

A galera do cursinho não ficava atrás. Também ralava. Do trabalho vinha direto para a escolinha estudar. Gastar metade do salário num curso bom (diziam) pra não fazer feio na hora H.

E la vinha mais uma vez a prova do ENEM. A hora da verdade estava para chegar.

Aí é todo aquele ritual. Pega comprovante de incrição, caneta (só preta), documento pra provar que você é você mesmo, sem boné, relógio ou celular. Não pode, não pode, não pode. Tem que desligar, se o fiscal pega, vai tomar. Não pode ser menino feio, melhor nem levar. Corre corre pra não chegar atrasado. Hi, olha lá, tem um maluco tranquilo tranquilo tocando gaita de boca no corredor. Não podia esquecer de encher o peito pra mostrar a escolinha que estudou e fazer uma pressão no psicológico do pessoal, hein? Hi, o maluco da gaita nem deu moral pra camiseta da escolinha, nem olhou pra falar a verdade. Vai pra sala, procura a cadeira. Olha, que chiqueza, a cadeira é numerada e tem o seu nominho nela. Que organizado está ficando o ENEM. Meus parabéns. Só não entendi por que não cobraram o comprovante de inscrição. Achei que sem ele não podia entrar, mas não vi ninguém mostrar. Nem eu.

E começa a prova.

Mas espera aí, tem alguma coisa errada.

Hiiiiii. O fiscal se embananou. Entregou as provas do jeito errado, tem gente do meu ladinho aqui com prova da mesma cor que a minha. Que feio fiscal, não pode.
Já comecei. E agora como vai ser? Continuar? Então tá, vamos lá.
Mas, espera aí. O gabarito está diferente do caderno de questões. A ordem das matérias veio invertida. Como que vou responder a questão 1 do caderno se ela é a 46 no gabarito. E a 46 do caderno é a 1 do gabarito. É sim, olha aqui, vem ver.

Já solucionaram? É pra responder 1 no 1 e 46 no 46 mesmo? Ah, então tá.

Olha como esse pessoal do ENEM está ficando esperto. E nem roubaram prova esse ano. E eu aqui achando que o ENEM não era sério. Meus parabéns.

Primeira questão então.

Ah, essa é moleza, aprendi quando era ainda piazinho. A segunda também. Mas... Ué, a prova toda é de quando eu era piazinho!!! Não, espera, deve estar cheia de pegadinhas. Vou reler as questões. Mas... Ué? Não, é isso mesmo.

Poxa que prova bobinha. Mas aposto como a de amanhã vai ser dureza. Afinal teremos também a redação. Aí sim, todo mundo vai ter que ter muita atenção, pra dar tempo de fazer tudo tudo e não ficar sem nota no final.

Segundo dia.

Hi, olha lá o maluco da gaita de novo!!! Caramba, esse cara gosta muito de John Lennon. Toca música dele desde ontem. Vou la ver. Nossa!!! CREDO!!! Tocou um celular perto, mas quase não acreditei naquele toque.

Libera o Tonho que eu te dou "deiz" conto, libera o Tonho...

Vixi, o maluco da gaita até desafinou. Hi, o cara vai pra sala. Também. Depois dessa. Vou também.

Redação primeiro. Questão eu posso chutar caso o tempo venha curto ficar. Redação não.

Pronto. Fim da redação. Olha!!! O fiscal entregou as provas certo hoje. Mas o ar condicionado está pingando, mudaram aquela menina de lugar. Pode mudar de lugar? Acho que sim por causa do ar. Vixi. Ele colocou um balde pra não molhar o chão.

tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec tec...

PORRA!!! TIRA ESSA MERDA DESSE BALDE DAÍ!!! Pronto agora sim.

Mas... Ué? Isso é a prova? Puta merda! PUTA QUE PARIU!!! EU ME MATEI DE ESTUDAR O ANO TODO, OUVI ABOBRINHA NA ESCOLA E EM CASA PRA CHEGAR AQUI E RESPONDER ISSO???


Só pode ser brincadeira. Com a cara de todo mundo que está fazendo essa prova. É inconcebível que alguém consiga "não passar" nessa prova. Não tem como isso acontecer, não tem. Não dá. Só de propósito para alguém não passar. Eu sabia que o Jô inventava aquelas respostas do ENEM.

Não?

ELE NÃO INVENTA?

Poxa, estou muito triste agora. Bom, pensando bem, até que não. Pelo menos vou ter algo pra rir do ENEM nesse ano.

Pronto, missão cumprida (com uma facilidade ridícula, diga-se). Bom pelo menos esse ano ninguém roubou a prova, o problema do garito foi sanado e tudo acabou bem. Muito bem governo, está melhorando. Meus parabéns.

Que? Cancelaram o ENEM???

DE NOVO???


2 comentários:

  1. Pois é... parece brincadeira de criança..
    MAS SACANAGEM É COISA MUITO SÉRIA!!!
    ACORDA BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso era só o que faltava mesmo. Para dar duas vezes errado alguma coisa está por tras disso!A prova é um LIXO (isso para que o pessoal de escola publica faça sem dificuldades,e dessa forma o governo está deixando explicito "somos incopetentes de melhorar a qualidade do ensino, pricipalmente, nas escola publicas então vamos lá fazer uma prova MUITO ruim para que eles consigam entrar numa faculdade federal. Ahh, ainda tem as cotas para ajudar ainda mais. Olha que maravilha!!!).
    Não, não, governo, autoridades, poderosos do Brasil. Dessa forma eles entram na faculdade, a maioria não continua (dependendo do curso) porque não tiveram base o suficiente para continuar. Tira vaga de quem estudou, de quem bancou caro uma escola, um curso (sim,esses são os mais privilegiados, mas o que podemos fazer se estamos numa sociedade extremamente capitalista e sem NENHUMA igualdade?)e assim fica achando que o problema está resolvido! Ah, o buraco é muito mais em baixo galera.

    ResponderExcluir