Bom, pouca gente sabe mas eu sou um belíssimo exemplo de pessoa desastrada.
Dificilmente alguma coisa fica inteira perto de mim, principalmente se estiver sobre uma mesa, criado mudo ou qualquer outro tipo de superfície a uma certa altura do chão.
Acho que devo primeiramente explicar o que vem a ser tereré. Para quem não tem conhecimento do mesmo, não estou falando de tereré que a galera coloca no cabelo como os "axézeiros" da bahia (quase todo mundo pensa que é isso). Pra facilitar um pouco a compreensão, é algo quase igual ao chimarrão dos gaúchos. A diferença é que o tereré é feito com água gelada (quanto mais melhor) e a erva usada é um pouco diferente. A erva de chimarrão é muito mais fina, é um tipo de pó feito de ervas diversas, enquanto que a de tereré é feita com folhas picadas de ervas diversas, o que confere um aspecto diferente ao produto. Vejam.
Aqui a erva de chimarrão, semelhante a um pó. Algumas tem uns pedacinhos de madeira, que são os talinhos das folhas, mas nem todas.
E esta é a erva de tereré, que é feita por pedacinhos da folha, e não por um pó como a de chimarrão.
Mas comparações a parte, a questão é que eu sou quase como um dependente químico de tereré. Acredito que ninguém saiba disso, mas eu nasci e vivi minha vida praticamente toda no estado do Mato Grosso, e antes que algum bobo alegre desinformado queira saber, não, lá não tem onça ou qualquer tipo de animal correndo solto pelas ruas, nós não vivemos em meio aos índios e temos cidades completamente normais, como em qualquer outro lugar do país, com shopping, cinema e estádio de futebol na copa de 2014 inclusive.
Enfim, eu sou de lá. E lá o cosumo de tereré é tão comum quanto o de cerveja. Aliás, tereré é ótimo para curar ressaca.
Nós diariamente nos juntamos na casa de alguém e tomamos litros e litros todos os dias. É quase que um ritual sagrado. É como o chá das cinco para os ingleses.
Como eu tenho muitos amigos lá, e a turma era bem grande, para economizarmos tempo comprei uma garraga térmica (se pode ser chamada garrafa) de 12L. Acreditem, nós bebiamos tranquilamente 12 litros de água por dia. Claro que quanto menos gente, menos água era colocada. Sozinho nunca bebi mais do que 2 litros.
Mas enfim, como vivo em um lugar onde tereré é completamente desconhecido, automaticamente nos supermercados não existe erva mate para tereré. Então liguei para o meu pai e encomendei alguns pacotes que prontamente me foram enviados. O velho sabe como é ficar sem, e logo me mandou.
Assim que a encomenda chegou não deu outra. Logo logo tratei de fazer uma bela quantidade de gelo. No dia seguinte (hoje), lá estava o congelador cheio de gelo, a erva em cima da mesa só me esperando e a garrafa térmica cheia de poeira e mofo de tanto tempo sem ser usada. Fácil. É só lavar.
Aqui começou a bagunça.
Bom, onde lavar uma garrafa térmica pouco maior que um barril de cerveja dentro de um apartamento?
No banheiro, claro. Fui até a cozinha, peguei uma esponja e detergente e fui até o banheiro. Peguei a mangueira do chuveiro e comecei a lavar a térmica. Só que aquela porcaria é tão grande que expalhou água por todo o banheiro, isso sem contar o banho que tomei e que minhas roupas ficaram completamente cheias de sabão. Mas tudo bem. Roupa trocada, banheiro seco e estou de volta à cozinha.
Limão, gelo, erva e tudo pronto.
Gelo dentro da térmica, erva na cuia e um litro e meio de água dentro da térmica. Vou até a geladeira pegar o limão para cortá-lo e expremer meio limão na água. Enquanto faço isso a água gela um pouco. De repente, escuto um barulho um tanto familiar. Parecia água derramando.
A torneira está fechada.
O filtro também.
Mas de onde será que...? PORRA!!!
Olha a torneirinha da térmica aberta e um litro e meio de água escorrendo pela mesa até o chão. Notebook molhado, toalha da mesa molhada, e o chão... Bom, não preciso dizer.
Bom, já estava tudo molhado mesmo. Sequei o notebook, que por sorte molhou só um cantinho, torci a toalha da mesa ali no chão mesmo e peguei um rodo, o pano de chão e um pouco de desinfetante e aproveitei para passar um pano pelo chão da cozinha. Foi a limpeza de chão mais chique que eu já fiz na minha vida. Limpei o chão da cozinha todinho com água mineral purinha.
O jeito seria pegar mais água e colocar na térmica de novo, lembrando de fechar a torneirinha primeiro.
Depois disso felizmente mais nada deu errado e eu pude tomar meu tereré tranquilamente e feliz da vida. Nesse pouco calor que vem fazendo no verão não tem nada melhor. Eu recomendo.
___________________________________________________
Como fazer tereré
O que é necessário
- Erva para tereré
- Uma cuia (ou guampa em alguns lugares)
- Uma bomba (a mesma do chimarrão)
- Gelo
- Limão (opcional)
- Água (ou suco pra quem preferir alguma coisa doce)
Como fazer
Primeiro você coloca a água para para gelar. A térmica não é obrigatória se for com pouca água, eu uso por que tomo em quantidades grandes. Coloque a bomba dentro da guampa (ou cuia) e a erva logo em seguida.
Depois é só servir a água (ou suco) por cima da erva e tomar puxando pela bomba. Simples e bom.
O que é o que
Como mostra a imagem, erva pode ser de vários tipos diferentes e até de vários sabores.
É só você escolher de sua preferência. Eu particularmente prefiro a tradicional que tem um sabor levemente amargo, não gosto muito de coisas doces.
Esta é a guampa (ou cuia). É uma espécie de copo próprio para o consumo do tereré. Você pode usar um copo normal caso não encontre um desses para comprar. Geralmente as guampas tradicionais são feitas de chifres de boi cerrado (por isso o nome guampa). Mas como algumas pessoas tem nojinho, existem de diversos materiais, como plástico e alumínio.
Aqui temos as bombas. São de vários formados e tamanhos, não muito diferentes um do outro. Geralmente seguem um certo padrão. Podem ser feitas de latão ou madeira. As de latão são particularmente melhores. As de madeira são mais bonitas, mas absorvem água e acabam mofando com facilidade.
Acredito que não seja necessário mostra garrafas térmicas aqui certo?
Caso alguém tenha curiosidade de conhecer e more em algum lugar que não existe isso eu recomendo o site Tereré Shop. É o único confiável que realmente me mandou os produtos direito. Caso você não tenha um parente pra te mandar claro. Pra quem me conhece, ou conhece a Dylan, é pedir que eu faço.
Desastres à parte e receita anotada (adoro chá!), agora estou seguindo vocês.
ResponderExcluirMuito bom o blog!
Forte abraço!
obrigado pela dica do site, realmente e muito bom e nunca vi tanta variedade
ResponderExcluir