Olha, eu vejo muitas e muitas propagandas, comerciais e campanhas falando sobre "consciência ambiental".
"Devemos todos cuidar do meio ambiente, para que nossos filhos não fiquem sem o verde de nossas folhinhas e os bichinhos não sejam vistos somente em fotos de livros sobre animais que já foram extintos do nosso planeta degradado."
Tem dó. É sério mesmo que tem gente capaz de cair nessa ladainha clichê, de consciência sobre o meio ambiente? Não entendam que sou contra. Sou extremamente a favor da conservação do meio ambiente, e inclusive acho que muito pouco tem sido feito a respeito, pra não dizer quase nada. Tudo bem que a coisa está mudando e muitas empresas e pessoas tem sim mudado sua forma de pensar e agir em relação a tudo isso. Mas ainda assim é uma parte muito pequena e insignificante em vista do que precisa realmente ser feito.
Mas chega de lero-lero e vou logo ao ponto que me inspirou a este post.
Estava eu esperando o começo do jogo de futebol (final de brasileirão não se perde). E lá passavam todas aquelas milhares de propagandas. Resolvi contar quantas propagandas e/ou comerciais viriam a ser exibidas, e quantas eram ou não idiotas (exibidas = 13, boas = 1, idiotas = 12). Comecei a prestar atenção no que realmente tentava ser transmitido ao público telespectador. Então lá veio ele, o comercial da campanha sobre o meio ambiente. Eu até iria citar o nome da empresa e procurar o vídeo no YouTube para postá-lo aqui. Mas achei melhor não. Geralmente grandes empresas ficam meio estressadas quando apontamos suas mancadas ou mostramos suas intenções verdadeiras.
Pois no comercial o que se dizia era que os clientes de tal empresa deixassem de receber os seus boletos pelo correio e passassem a recebe-los por e-mail, assim menos árvores seriam maldosamente cortadas para a fabricação do papel. E tem mais, para cada cliente que aderisse à campanha, uma árvore seria plantada.
Mas eu quase me emocionei. E até teria me emocionado se fosse um mané qualquer que acredita que uma empresa se preocupa com o bem estar dos seus clientes. Pois analizemos o conteúdo de tal campanha.
Fato número um: ninguém, mas ninguém mesmo, está se lixando para o meio ambiente com tal proposta.
Analizem os fatos caros leitores. Se eles quisessem plantar árvores por aí eles não iriam esperar seja lá quem for aderir à sua campanha "socio-ambiental" para fazer isso. Fariam por conta própria. Isso sim seria consciência ambiental de verdade. Se você está achando que eles realmente vão plantar uma árvore por que você aderiu à campanha deles, meu amigo, você é mais bobo do que eu imaginava. E desafio-te a provar que eles plantarão tal árvore.
Fato número dois: a única coisa que eles pretendem é economizar com a campanha.
Pense. A fatura chega para você em um boleto feito de ...? Papel. Isso mesmo. As informações que ali estão foram ...? Impressas. O que raios estou tentando dizer é?
A fatura é feita com folhas de papel, o que significa que compram o papel (um gasto), compram a tinta para imprimir nele (2º gasto), compram impressoras para imprimir milhões de faturas e boletos para você pagar (3º gasto) e mandam esses milhões de faturas pelo correio para que você receba tudo no aconchego do seu lar sem tirar a bundinha do sofá (4º e maior gasto). Agora, pense aqui comigo. Imagine se todos os milhões de clientes dessa empresa - e aredite, são milhões, pois falamos de uma gigante brasileira - todos, cada um deles recebesse a sua fatura por e-mail? Os quatro gastos ali de cima de tornariam automaticamente lucro para nossa empresa, pois dexariam de existir e esse gasto seria seu. É, seu. Pois você iria por acaso levar seu computador ao banco ou abrir seu e-mail lá para pagar sua fatura? Não. Você iria imprimir a sua fatura, e isso gastaria o seu papel e a tinta da sua impressora. O gasto é seu.
Você poderia muito bem fugir disso pagando sua fatura pela internet, ou então simplesmente entregar o seu cartão com a senha escrita para um ladrão na rua. Da no mesmo, afinal a internet no Brasil é tão segura quanto enfrentar bandido com um estilingue na mão.
Fato número três: não pense que enviar a fatura para o seu e-mail será um gasto.
Eles não vão contratar milhares de pessoas que serão encubidas de encaminhar milhões de e-mails para clientes. Eles contrataram uma outra empresa prestadora de serviços na área de informática que irá programar meia dúzia de computadores para enviar esses e-mails. Vão fazer isso só uma vez e acabou. E em grande parte dos casos esse e-mails vão chegar como "spams" para você. Como ninguém lê um spam, ele será excluído, o pagamento será atrasado e você pagará juros por não ter pago em dia. Mais um lucro para a empresa.
Então meus amigos, não caiam nos contos de que sua empresa se preocupa com o meio ambiente, o seu banco se preocupa com você e sua mãe nunca fez o que você faz com sua namorada ou o seu namorado.
Se qualquer um deles fosse realmente aquilo que dizem ser, usariam ações e realmente fariam alguma coisa. Plantariam árvores sem você aderir ao plano tal e mandariam a fatura pelo e-mail por conta própria.
É graças a propagandas falsas como essas e gente que tem preguiça de observar e analizar o que está vendo, que ricos estão cada dia mais ricos e pobres cada vez mais pobres e ainda por cima pensando que estão fazendo um grande bem para o planeta.
Grande parte das empresas estão se mostrando tão engajadas, tão preocupadas com o meio ambiente pelo simples fato disso ter se tornado um produto, ser ecologicamente correto vende.
ResponderExcluirOs hipocritas se sentem mais leves.
Adorei.