terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Abre o olho brasileiro

Ai ai. Eu pensava seriamente que criaria um post falando apenas da vergonha que o Internacional de Porto Alegre passou no mundial de hoje, perdendo de dois a zero e ficando fora da competição. O time jogou bem, mas levou dois gols em dois lances ridiculamente bobos, nos quais o time do Internacional simplesmente "assistiu" os jogadores do Mazembe (time da República do Congo) marcarem dois golaços e tirarem a gaúchada da competição. Pois é. É disso que e eu ia falar até que eu li isso.




Se alguém acha que isso não é verdade é só clicar na frase da notícia e ver ela completa.

Alguém aí tem noção do tamanho da babaquice que algo assim pode representar para a educação e o futuro dos nossos estudantes e do nosso país? Façamos a análise do que isso pode se tornar para todos nós (isso mesmo, todos).

Vamos começar vendo o seguinte. Alunos até o terceiro ano do ensino fundamental não podem ser reprovados. Imagem que um desses alunos seja o seu filho, e que ele tenha dificuldades com a matéria que ele está vendo na escolinha e a tia não de lá muita atenção ao fato, afinal, ele não reprova mesmo. Ele passa o primeiro ano, passa o segundo ano e passa o terceiro ano. E...

E fudeu tudo agora meu amigo. Me responda o seguinte. Se o seu filho, ou o de qualquer fulano por aí, chegou até o quarto ano por que não podia ser reprovado, e não por que adquiriu os conhecimentos necessários para chegar ali, então como ele vai seguir sua vida estudantil com qualidade pelo menos razoável?

Não vai. Ele vai ser um pequeno burrinho em uma sala que provavelmente vai ter vários outros burrinhos que vão sofrer pelo resto da vida por que não tiveram uma base de estudos descente para chegarem aonde estão. Não entra na minha cabeça de forma alguma que um órgão do governo como o CNE tome uma decisão ridícula como essa. Essa idéia é no mínimo imbecil. Eu duvido muito que os filhos dos trouxas que concordaram com isso estejam estudando em escolas públicas, pois dúvido também, que escolas particulares venham a fazer isso. Imaginem o tipo de pessoa que vai se tornar um aluno que passou só por que o governo proibiu ele de ser reprovado. Será que ele vai ter alguma chance de ser alguém na vida? Será que ele vai ter alguma chance de entrar na faculdade? Se bem que entrar na faculdade já se tornou algo bobo no nosso país. É só fazer aquela prova do ENEM, que qualquer semi-analfabeto é capaz de responder sem menores preocupações. Mas pensem bem. Qual é a base de estudos que um aluno como esse vai ter? Qual a formação intelectual?

Isso tudo não passa de mais uma babaquice do governo, que é incapaz de agir como um governo direito e prefere mascarar a realidade do nosso país em vez de mudá-la para uma coisa melhor. Falou-se tanto na melhora da educação do Brasil durante o governo do Lula (quem eu acho o rei dos babacas), e tudo o que o Brasil conseguiu foi apenas um vergonhoso 54º lugar entre 65 países no ranking da educação. Não é a toa que o governo precisa dar esmola para a população, com um ensino desses não tem como conseguir um emprego que preste.

É vergonhoso saber que no nosso país é preferível mascarar a realidade como vem sendo feito ao invéz de investir na educação como seria devido. Mas se as coisas não fossem feitas dessa forma, eles teriam que parar de desviar dinheiro público para dar conforto aos seus filhos, e, muito provavelmente, com uma base educacional de verdade, o brasileiro passaria a ter menos preguiça de pensar, menos preguiça de ler, se tornaria mais inteligente, passaria a analisar melhor como tudo vem acontecendo e sendo feito, e deixaria de votar em gente estúpida, burra sem caráter como Lula e Dilma. Pois se qualquer um deles (ou qualquer outro do governo) tivesse um mínimo de caráter, nosso país não estaria na situação em que está e não teríamos que ler notícias absurdas como essa que li hoje. E pior que além disso tudo, tem gente que é mais estúpida e mais burra ainda, a ponto de defender e votar em pessoas sem qualidade como essas dessa qualidade.

Já me disseram uma vez que as "bolsas do governo, as quais eu chamo de esmola, são um dos melhores programas que já foram feitos no governo, pois mantém as crianças na escola".

É triste ver que existem pessoas que pensam dessa forma. Que acham que o país está crescendo, quando na verdade está se afundando cada vez mais em bosta de forma disfarçada. É triste perceber que niguém é capaz de ver o buraco no qual o brasileiro está caindo e que ninguém quer sair dele. E como eu venho dizendo ultimamente, a cada dia que passa eu tenho mais vergonha de ter nascido no Brasil.

Não é a toa que o ENEM vem sendo essa porcaria dos últimos anos. Se ele fosse uma prova direita, ninguém passaria, pois do jeito que as coisas estão indo nossos alunos não tem condições nem sequer de interpretar um texto. Quem dirá então, fazer uma prova séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário